Rede Mulher Empreendedora

Uma série de iniciativas vêm sendo implementadas, na atualidade, abrindo espaço a grupos excluídos pela sociedade. Algumas com viés cultural, outras educacional e/ou profissional. Em comum, elas buscam enfrentar distorções de um modelo sócio-econômico excludente. Essas iniciativas são bem vindas e devem ser estimuladas.

Uma delas é a da Rede Mulher Empreendedora, que desenvolveu a plataforma Contrate Uma Mãe, que é um banco de currículos específico para mulheres com filhos. A rede fomenta a contratação de mães, pretendendo abrir caminho para esse grupo social que é preterido pelo mercado de trabalho, mas que tem um relevante papel na formação de nossas futuras gerações. Muitas vezes sem contar com apoio familiar ou do pai de seus filhos.

Apesar de ser distante o tempo em que mães dedicavam-se exclusivamente dos cuidados do lar e dos filhos, elas ainda encontram-se em situação desfavorável no mercado de trabalho. Infelizmente, não somente as mães, mas as mulheres, de forma geral, recebendo salários menores do que os pagos aos homens e sendo preteridas em determinadas profissões e em cargos de chefia.

Graças a ações como essa já se encontram empresas reduzindo seus preconceitos nas contratações, abrindo suas vagas para mães, e, mesmo, o surgimento de empreendimentos formados somente por mães.

No espaço AMA, estimulamos uma participação mais ativa da mulher no mercado empreendedor. Um trabalho desenvolvido nesse sentido é o coaching individual e em grupos para mães empreendedoras, coordenado por nossa colaboradora Vanessa Fiaux, que visa auxiliar mulheres e mães na busca por suas realizações profissionais.

E por que contratar uma mãe? A Rede Mulher Empreendedora dá uma dica:

“Quem tem mãe sabe. Muitas habilidades superimportantes para o mercado de trabalho também nascem com a maternidade – e não seriam necessários dados científicos para provarmos isso. Mas, para quem duvida, há estudos que confirmam o que a gente já sabe por intuição. O Royal Holloway, da Universidade de Londres, por exemplo, publicou que a gestação aumenta as atividades neurais do lado direito do cérebro – justamente a parte responsável pelas capacidades cognitivas ligadas a criatividade, relacionamento interpessoal e percepção/controle das emoções.”

Coaching para mulheres no espaço AMA: http://espacoama.com.br/coaching/

Banco de dados Contrate uma mãe: http://www.contrateumamae.com.br/

Contrate uma mãe, no Catraquinha: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/economizar/indicacao/contrate-uma-mae-banco-de-curriculos-exclusivo-para-maes/